A Estimulação Precoce
Os equipamentos utilizados na estimulação precoce tem o objetivo de promover o desenvolvimento global do bebê ou da criança. A forma de dispor os itens podem ser adaptadas a cada caso, com a intenção de prevenir a instalação de alterações e/ou minimizá-las.
Podem ser usados para atendimentos especializados, preventivos, destinados às crianças com problemas evolutivos decorrentes de fatores genéticos, orgânicos e/ou ambientais.
Os equipamentos consistem em: Painéis sensoriais, diversas atividades psicomotoras, estímulos auditivos, tapete sensorial, circuito com brinquedos espumados com túneis, escadas, rampas, colchões e rolos em diferentes cores e formas.
Desenvolvimento da lateralidade, estruturação e orientação temporal e espacial
Promove equilíbrio, postura e tônus
Desenvolvimento motor e psicomotor
Estimulação da coordenação motora global e fina
Estimulação sensorial
Incentivo à interação
Onde a Estimulação Precoce pode ser utilizada?
O local pode ser equipado com os recursos conforme necessidade, podendo ser utilizada por terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, pedagogos, psicopedagogos, bem como em instituições como APAES e clínicas de reabilitação.
Para quem a Estimulação Precoce é indicada?
- Para bebês e crianças com alterações congênitas ou adquiridas, e crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
- Alterações sensoriais (busca/esquiva).